Prevenção e saúde

Prevenção e saúde

A visita regular ao médico ginecologista desde o início da vida reprodutiva da mulher é a única maneira de detectar problemas e iniciar o tratamento correto para garantir a saúde ginecológica.
Inúmeros problemas de ordem ginecológica podem ser silenciosos e assintomáticos, ou seja, não possuem alterações ou sintomas perceptíveis, como os corrimentos, coceira ou até mesmo a dor. Por isso a consulta de rotina e a realização de exames preventivos é tão importante para identificar possíveis problemas em fase inicial, tratando-os com as melhores soluções. A maioria das doenças, quando descobertas na fase inicial, tem mais chances de serem diagnosticas e tratadas com maior eficiência.
Existem uma série de exames que podem ser requisitados pelo ginecologista, sendo a grande maioria meios de prevenção e diagnóstico prévio para uma série de doenças. Papanicolau, ou citologia do colo uterino e a mamografia são alguns exames necessários que devem ser realizados periodicamente.
A recomendação é que toda mulher passe por uma consulta ginecológica uma vez por ano para acompanhar o quadro clínico e verificar se nesse período aconteceram mudanças que precisam de atenção.
As consultas não devem ser unicamente com a intenção de avaliar possíveis problemas como alterações da menstruação, cólicas, alterações nas mamas e TPM, mas para buscar orientações e esclarecer dúvidas que acontecem em cada fase da vida, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, bem como no auxílio do planejamento para engravidar.
Endometriose, câncer de colo de útero e o câncer de mama são doenças que as consultas ginecológicas podem diagnosticar na fase inicial e proporcionar tratamentos mais eficientes e com maiores chances de cura. Por isso, as consultas ginecológicas regulares são essenciais na prevenção de doenças, que podem causar sérios danos ao aparelho reprodutor feminino, como a infertilidade ou mesmo levando a óbito.

Posts Relacionados