Idade da Mulher

Um dos principais fatores que determinam o sucesso reprodutivo de um casal é a idade da mulher. Ao contrário do homem, que produz espermatozoides ao longo de toda a vida, a mulher já nasce com um número limitado de óvulos, que envelhecerão juntamente com ela.

A partir dos 35 anos de idade, a qualidade dos óvulos começa a declinar, sendo que as chances de uma gravidez bem-sucedida após os 40 anos são menores. Além da dificuldade de engravidar, as taxas de abortamento são maiores em decorrência de alterações cromossômicas no embrião formado.

É importante ressaltar que os resultados de gestação em pacientes acima dos 40 anos, mesmo com os mais avançados tratamentos de reprodução assistida, não são muito animadores. Pacientes com essa faixa etária, muitas vezes, somente conseguirão engravidar com óvulos doados. Dessa forma, é fundamental e aconselhável que, em casos de casais com dificuldade para engravidar, uma investigação detalhada deva ser realizada preferencialmente antes dos 35 anos de idade.

Em conclusão, a mulher possui uma vida reprodutiva que será limitada pela idade, começa na puberdade e termina no início da menopausa.