Quer descobrir como o ciclo menstrual pode impactar a fertilidade feminina?

Sim, ele pode, mas primeiro vou te explicar algumas mudanças que influenciaram essa relação nas últimas décadas.

Antigamente, a primeira menstruação costumava acontecer por volta dos 14 anos. Ao longo do tempo, a média de idade foi caindo e hoje chega aos 10 anos.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos (EUA), com o primeiro ciclo tendo início cada vez mais cedo, é comum que as jovens desenvolvam problemas e distúrbios hormonais, os quais podem gerar, por exemplo, irregularidade dos ciclos menstruais.

Com isso, não quero dizer que os distúrbios hormonais estejam necessariamente ligados à puberdade precoce, mas sim que eles podem impactar na fertilidade feminina.

Outras causas dessas disfunções são hábitos de vida, doenças e o estresse, sobretudo se é prolongado, pois ele pode influenciar a produção de hormônios ocasionando a ausência de ovulação e sem ela não há gravidez.

Por isso, é importante desde cedo você realizar sua rotina ginecológica em dia para verificar se está tudo bem.

Quando desejar engravidar, você pode contar com o médico especialista em infertilidade e reprodução humana, não só nas questões que envolvem a tão sonhada gestação, mas também para equilibrar a produção hormonal rumo ao objetivo de ser mãe.

Se necessário e a depender da sua idade, tratamentos como por exemplo o Coito Programado ou até mesmo a Fertilização in Vitro, podem te ajudar a alcançar esse objetivo.

Quer conversar sobre fertilidade? Fale com a FertiVitro!
WhatsApp (11) 99546-6272.

Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida

#ciclomenstrual #cicloirregular #menstruação #fertilidadefeminina #menarca #saúdedamulher #sonhodesermae #engravidar #coitoprogramado #fertilizacaoinvitro #drluizeduardoalbuqueque #fertivitro