Por que falar sobre congelamento de sêmen durante o Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata?

Sempre falamos sobre a possibilidade da mulher congelar seus óvulos. Mas a verdade é que a preservação da fertilidade está disponível para ambos os sexos, ou seja, o homem também pode fazer o congelamento de sêmen.

Prevenir o câncer de próstata e cuidar da saúde regularmente é fundamental também para o homem. Os tratamentos contra o câncer podem levar a um quadro de infertilidade irreversível. Nesse caso, antes do tratamento oncológico, o homem pode preservar sua fertilidade recorrendo ao congelamento de sêmen.

Na cirurgia para retirada da próstata (prostatectomia), por exemplo, a produção do líquido seminal é afetada e o homem se torna infértil. Já a radioterapia ou quimioterapia pode interromper definitivamente a produção de espermatozoides.

A coleta da amostra seminal é realizada de forma simples por meio de masturbação ou, quando o homem apresenta baixa contagem de espermatozoides, por meio de punção testicular.

O material é analisado para avaliar a qualidade e a quantidade dos espermatozoides e, na sequência, armazenado em nitrogênio líquido a -196°C por tempo indeterminado.

Outras situações que levam os homens a recorrerem ao congelamento de sêmen são: exercício de profissões de risco, descoberta de doenças degenerativas e antes da vasectomia ou cirurgia na próstata e/ou nos testículos.

Ao optar pelo congelamento de sêmen, os homens que desejam ter filhos no futuro podem recorrer à fertilização in vitro e, assim, exercer a paternidade.

Para mais informações, fale com a Fertivitro!
WhatsApp (11) 99546-6272.

Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida

#câncerdepróstata #novembroazul #saúdedohomem #congelamentodesemen #preservacaodafertilidade #espermatozoides #tratamentooncologico #reproduçãohumana #drluizeduardoalbuqueque #fertivitro