A ovulação é a fase em que o organismo feminino está pronto para a fecundação. Identificar os sinais do corpo durante o período fértil requer muita observação e conhecimento sobre o próprio corpo.

Não são todas as mulheres que sentem os sintomas da ovulação, mas há as que percebem pontadas na região pélvica, quando estão ovulando. Esse desconforto ocorre porque, para ser liberado do ovário, o óvulo precisa romper uma estrutura que o envolve, chamada de folículo, o que pode ser um pouco dolorido.

O período fértil tem a duração média de 36/48 horas, reduzindo as chances de fecundação após esse período. Para as mulheres que desejam engravidar, as relações sexuais sem métodos anticonceptivos devem ocorrer em dias alternados e devem iniciar dias antes da ovulação e continuar em média até dois dias depois de seu fim. Isso porque, os espermatozoides podem permanecer no aparelho genital feminino, mantendo a sua capacidade fecundante, por até três dias.

Durante esse período, com o aumento do nível de hormônios no organismo, muitas mulheres têm aumento da libido, bem como secreções vaginais que lembram a textura e a transparência da clara de ovo. Em alguns casos pode ocorrer também um sangramento rosado, resultante da ruptura de algum vaso sanguíneo do ovário.

O primeiro dia do ciclo menstrual é aquele em que a menstruação vem. Toda mulher deve ficar atenta e anotar essa data, pois é a partir dela que se calcula não apenas a chegada da próxima menstruação como também os dias de maior chance de engravidar.

De modo geral, a ovulação acontece 14 dias antes do primeiro dia da próxima menstruação, por isso, estar atenta aos eventos do ciclo é de importância fundamental. Além de observar os sintomas, para saber o dia do início do período fértil com o máximo de precisão, recomenda-se a anotação do primeiro dia da menstruação durante seis meses.

Depois, subtraem-se 14 dias de cada dia anotado e verifica-se a média. Alguns aplicativos para smartphone também ajudam a fazer esse cálculo e, quanto maior o número de anotações, mais apurado será o resultado. Essa estimativa de data também só funciona para mulheres com ciclos muito regulares.