Em um processo de Fertilização in vitro (FIV), a primeira etapa a ser realizada é a estimulação ovariana e hoje falarei sobre o que é e como funciona essa etapa.

Como o próprio nome diz, trata-se de um procedimento em que os ovários são estimulados a produzirem vários folículos ao mesmo tempo, com o intuito de aumentar o número de óvulos e, consequentemente, as chances de sucesso da FIV.

Isso é possível graças ao uso de medicamentos específicos e o crescimento dos folículos é monitorado através de exames de ultrassom por um período que varia entre 8 a 15 dias.

São muitos os fatores que a equipe médica leva em consideração antes de definir que medicação será administrada em cada paciente.

Leva-se em conta o histórico médico e os biomarcadores de reserva ovariana, como os hormônios AMH (Anti-Mülleriano), FSH (folículo-estimulante) e LH (luteinizante).

Cada caso deve ser avaliado individualmente, com protocolos personalizados. Acompanhamos sempre de perto a paciente, para evitar um estímulo muito elevado dos ovários, como a Síndrome do Hiperestímulo Ovariano (SHO).

Uma vez realizada a estimulação ovariana, fazemos uso de outra medicação injetável para que os óvulos possam amadurecer e controlar o momento da ovulação, cerca de 36 horas depois os óvulos podem ser captados.

A expectativa é coletar o maior número possível de óvulos maduros, para serem fertilizados em laboratório pelos embriologistas e formarem vários embriões.

Como nem sempre todos os embriões são transferidos ao útero, pois o Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece limites para isso, realizamos o congelamento de embriões excedentes para serem usados no futuro.

Dúvidas sobre a Fertilização in vitro e suas etapas?
Fale com a Fertivitro! WhatsApp (11) 99546-6272.

Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida

#estimulacaoovariana #inducaodaovulacao #óvulos #ovulação #etapasdafiv #engravidar #tratamentoparaengravidar #infertilidade #querosermãe #fertilizaçãoinvitro #tentantes2020 #tentantesunidas #reproducaoassistida #reproduçãohumana #drluizeduardoalbuqueque #fertivitro