Para enviar para um amigo, preencha o formulário:

Seus Dados

nome:

e-mail:

Dados do seu Amigo:

nome:

e-mail:

mensagem:


IDIOMAS DISPONÍVEIS


MENU


NA IMPRENSA

O sêmen transporta os espermatozóides - célula reprodutiva masculinaO sêmen transporta os espermatozóides - célula reprodutiva masculina

> na imprensa

A diferença entre espermatozóide e sêmen

25/08/2011

O conceito e a função de espermatozóide e de sêmen podem confundir algumas pessoas. É importante saber a diferença entre eles.

Sêmen é um fluido orgânico produzido pelos machos de muitas espécies de animais para transportar os espermatozóides até o local de fertilização na fêmea. O sêmen é o resultado de uma mistura de secreções (plasma seminal) e do esperma (do grego sperma - "semente") ou espermatozóides.

O plasma seminal fornece um meio nutritivo e protegido para os espermatozóides durante sua jornada até o trato reprodutivo feminino. Contém um complexo de componentes orgânicos e inorgânicos.

Já o espermatozóide é a célula reprodutiva masculina de todos os animais machos, uma célula com motilidade (que se move), que possui energia para nadar livremente. É formado por cabeça, peça intermediária e cauda ou flagelo. A cabeça constitui o maior volume do espermatozóide, é onde está o núcleo da célula, que contém o material genético (DNA). Os dois terços anteriores da cabeça estão cobertos pelo acrossoma, que contém as enzimas necessárias para a penetração do espermatozóide no óvulo. A cauda é responsável pela motilidade do espermatozóide e, na área intermediária da cauda, encontram-se os produtores de energia celular.

Os espermatozóides vivem em média 24 horas no trato genital feminino, porém alguns são capazes de fecundar o óvulo após três dias. O espermatozóide é que vai definir o sexo do futuro bebê, pode ser que contenha o cromossomo X - responsável pela formação de um indivíduo do sexo feminino ? ou o cromossomo Y -responsável pela formação de um indivíduo do sexo masculino. Para percorrer sua trajetória, o espermatozóide necessita nadar 11 centímetros por hora, o equivalente a um homem atravessar uma piscina de 50 metros em 5 segundos. Milhões de espermatozóides são depositados na parte posterior da vagina, e apenas de 300 a 500 alcançam o local da fecundação. O tempo desta corrida pode ser de 5 a 45 minutos. O vencedor penetra no óvulo e será responsável por uma nova vida.

"Normalmente, cada centímetro cúbico de sêmen contém milhões de espermatozóides, embora a maior parte do volume do sêmen seja formada pelas secreções das glândulas do aparelho reprodutor masculino, principalmente a próstata e as vesículas seminais", explica Maria Cecília R. M. Albuquerque, embriologista da Fertivitro — Centro de Reprodução Humana.

Informações relacionadas estão no blog e twitter da Fertivitro: Blog Fertivitro e Twitter Fertivitro


OUTRAS INFORMAÇÕES


INSTITUCIONAL

Centro de Reprodução Humana especializado em tratamentos para infertilidade com tecnologia de ponta e atendimento humanizado.

Av. Indianópolis, 843 - São Paulo - SP, 04063-001(11) 5081-2031

TWITTER
WORDPRESS
FACEBOOK

acesse também nosso:

Twitter
Blogger
Facebook

DESENVOLVIDO E PRODUZIDO POR: