Estamos no mês destinado à conscientização sobre o câncer de próstata, conhecido como Novembro Azul. Na Reprodução Humana Assistida, é um evento importante para falar também sobre a fertilidade masculina.

De acordo com a estimativa do INCA para 2020, quase 30% dos novos casos de câncer em homens ocorrerão na próstata.

Ela é uma glândula que tem a função de produzir o sêmen, ou seja, o líquido que contém os espermatozoides liberados durante a relação sexual.

Apesar do câncer de próstata tratar-se de uma doença mais comum a partir dos 65 anos, algumas pesquisas mostram que a obesidade, o sedentarismo e o histórico familiar são fatores de risco para homens mais jovens.

Em geral, os especialistas indicam a necessidade de realizar exames de rotina mais específicos a partir dos 50 anos, entretanto, se houver casos da doença na família, eles devem começar antes, aos 40 anos.

O diagnóstico costuma ser realizado por meio de exame de sangue (PSA) e de toque retal.

Muitos homens não admitem a realização do toque retal por preconceito, assim quando detectam a doença ela já está avançada, o que diminui as chances de cura.

É necessário ressaltar que os tratamentos de quimioterapia e radioterapia para combater o câncer de próstata impactam na produção de espermatozoides e podem levar a infertilidade masculina.

Por isso, antes de iniciar o tratamento, o homem que tem o desejo de ser pai deve preservar sua fertilidade, por meio do congelamento de espermatozoides.

Realizar exames preventivos é a melhor forma de se cuidar. Homem, não deixe de ir ao seu urologista!

Para saber mais sobre o congelamento de espermatozoides, fale com a Fertivitro!
WhatsApp (11) 99546-6272.

Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida

#novembroazul #câncerdepróstata #saúdedohomem #saudemasculina #queroserpai #examespreventivos #preservacaodafertilidade #espermatozoides #reproducaoassistida #reproduçãohumana #drluizeduardoalbuqueque #fertivitro