Você realmente sabe tudo o que é importante investigar antes de engravidar?

Quando decidem engravidar, a maioria das mulheres realizam uma série de exames para avaliar a saúde do seu aparelho reprodutivo, o que é de fato muito importante.

Mas, nesse processo, é comum que desviem o foco de outros aspectos igualmente relevantes e que podem evitar problemas depois da concepção.

A saúde bucal, por exemplo, deve estar em dia. Sabia que já foi provado que mulheres que apresentam gengivite possuem uma maior chance de trazerem ao mundo bebês prematuros com baixo peso?

Um outro exemplo são os exames sorológicos para citomegalovírus, rubéola, toxoplasmose, sífilis, hepatite B e AIDS, que a maioria delas só realiza durante a rotina do pré-natal.

Na reprodução humana assistida, além dos exames para avaliar a saúde reprodutiva, o especialista em infertilidade também solicita essas sorologias para o casal, aliás essa é uma exigência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Assim, se a sorologia se mostra negativa para rubéola, por exemplo, isso significa que a mulher não tem anticorpos e, se ainda não engravidou, tem a possibilidade de tomar a vacina e não precisar se preocupar com isso durante a gestação.

Aliás, conferir o cartão de vacinas é fundamental nessa etapa.

Então, não deixe de se cuidar antes de engravidar, seja de forma natural, seja por meio de tratamentos de reprodução humana assistida.

Tudo isso vai lhe garantir uma gravidez saudável, livre dessas preocupações.

Dúvidas sobre Reprodução Humana Assistida?
Fale com a Fertivitro! WhatsApp (11) 99546-6272.

Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida

#saúdedamulher #saudereprodutiva #saúdebucal #engravidar #queroengravidar #tentantes2021 #tentantesdobrasil #infertilidade #reproducaoassistida #reproduçãohumana #drluizeduardoalbuqueque #fertivitro