Doação de Óvulos

Este tratamento foi estabelecido para as mulheres incapazes de produzir seus próprios óvulos ou com produção de baixa qualidade. A doação de óvulo (oócito) é um tratamento que requer aconselhamento médico. A doação de óvulos também é indicada a mulheres com doenças genéticas que não apresentam PGD e, portanto, podem transmitir uma doença para seus filhos.

O sucesso na doação de óvulos está na idade da doadora do óvulo. Os óvulos de mulheres com menos de 35 anos mostram ser mais aptos à gravidez. (“Aging and Reproductive Potencial in Women”, Fitzgerald C., Yale Journal of Biology and Medicine – 1998; “Effects of maternal age on oocyte developmental competence”, Armstrong DT, Theriogenology – 2001).

A doação de óvulo é um procedimento simples. As doadoras são pacientes que estão sendo submetidas à Fertilização in vitro e respondem muito bem às medicações, com possibilidade de obterem um grande número de óvulos e, em razão disso, aceitam doar parte deles. Todas as doadoras em potencial o fazem de forma voluntária e devem ser pesquisadas quanto a doenças genéticas e sexualmente transmissíveis.

Enquanto a doadora do óvulo está em seu programa de estimulação ovariana e coleta de óvulo, a receptora deve ser preparada para a gravidez, e isso também é feito por meio de hormônios. Na realidade, ela recebe dois hormônios femininos – o estrogênio e progesterona – a fim de imitar um ciclo “gravídico” normal, no qual o revestimento da cavidade do útero (endométrio) se espessa para que ocorra a implantação do óvulo fertilizado (ovo).

Depois de coletados da doadora, os óvulos são fertilizados com uma amostra preparada de sêmen do parceiro masculino da receptora. Dois ou três dias após a fertilização, os pré-embriões são transferidos para o útero; os excedentes em geral são congelados para uso posterior. A doação de óvulos mostrou ser uma técnica bem-sucedida de concepção assistida, considerado o único tratamento para as mulheres incapazes de produzir óvulos. As taxas de sucesso chegam a 50% de gravidez em cada ciclo de tratamento.