Qual a relação entre hipotireoidismo e infertilidade feminina?

Você provavelmente já ouviu falar de distúrbios da tireoide. O que talvez você não saiba é que a tireoide é uma glândula importante para o funcionamento do aparelho reprodutor feminino.

O TSH é o hormônio responsável por estimular a tireoide, que está localizada no pescoço e produz hormônios importantes para que a ovulação aconteça, entre eles o T4 (tiroxina), que tem participação conjunta na liberação de um óvulo maduro pelo ovário para a fecundação.

O hipotireoidismo acontece quando existe um aumento do TSH e a quantidade de hormônio T4 produzido pela tireoide não é suficiente, ocasionando um desequilíbrio hormonal. Os hormônios que estimulam a ovulação FSH e LH possuem, assim como o TSH, duas subunidades glicoproteicas (alfa e beta), sendo a subunidade alfa semelhante aos três hormônios. Portanto, uma alteração do TSH pode cursar com alterações do FSH e LH, levando a uma falta de ovulação.

Como resultado, o hipotireoidismo pode gerar uma série de problemas para a fertilidade feminina, especialmente a ausência de ovulação (anovulação) que impede a mulher de engravidar, ou sua ocorrência de forma irregular, o que também dificulta a gravidez.

Para saber se a sua tireoide está saudável é simples. Durante a investigação da infertilidade, o especialista solicitará a realização de um exame de sangue para medir os níveis dos hormônios T4 e TSH. Se houver alterações, o tratamento geralmente é realizado com medicação.

Quando a mulher apresenta um quadro de hipotireoidismo e ainda assim consegue engravidar, as chances de aborto aumentam porque os hormônios secretados pela tireoide são importantes também para que a gestação seja mantida.

Por esse motivo, mesmo que a paciente seja submetida a Fertilização in vitro (FIV) por outros fatores de infertilidade, o tratamento para equilibrar os níveis de hormônios da tireoide deve ser realizado antes da FIV.

Para mais informações, fale com a Fertivitro!
WhatsApp (11) 99546-6272.

Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida

#hipotireoidismo #infertilidade #fertilidadefeminina #ovulação #hormônios #tireoide #tentantes2021 #reproduçãoassistida #drluizeduardoalbuqueque #fertivitro