Vamos falar sobre período fértil: como reconhecer o seu?

Quando uma mulher inicia sua jornada de tentante, ela busca adquirir o máximo de informações possíveis para assim realizar seu desejo, que é engravidar.

O período fértil é o intervalo de dias em que a mulher tem mais chances de ficar grávida.

Ele costuma ocorrer apenas uma vez por mês e no meio do ciclo menstrual, durando em média 6 dias, período que compreende a ovulação, ou seja, a liberação do óvulo maduro e sua ida para as trompas, local onde ele deve ser fecundado.

Alguns sinais podem ajudar a mulher a perceber que está no seu período fértil, é o que chamamos de sintomas de ovulação.

Conheça os dois principais sintomas:

  1. Aumento do muco cervical: é a secreção vaginal que, diferentemente do que acontece em outros momentos do ciclo menstrual, se torna transparente e semelhante à clara de ovo.
  2. Elevação da temperatura corporal: que pode variar de 0,3 a 1°C. Para identificar essa elevação, você deve medir sua temperatura todos os dias pela manhã.

Sabemos que com a vida corrida e ativa das mulheres, mesmo com esses sinais, calcular o período fértil pode ser um desafio. Por esse motivo, selecionamos alguns aplicativos que podem te ajudar nessa tarefa.

Entre os apps mais bem avaliados estão o Maya, o Clue e o Flo, todos disponíveis nas versões Android e iOS para você baixar.

Agora, se mesmo assim, o casal não conseguir obter uma gestação natural no período de um ano, é hora de consultar um especialista para avaliar a existência de fatores de infertilidade que podem estar impedindo a gestação de acontecer.

Para mais informações, fale com a Fertivitro!
WhatsApp (11) 99546-6272.

Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida

#periodofertil #ovulação #ciclomenstrual #fertilidade #casaltentante #engravidar #reproduçãoassistida #reproduçãohumana #drluizeduardoalbuqueque #fertivitro